
E se existisse um documentário sobre uma anedota?
Pois bem, a verdade é que existe. Não é um documentário sobre cómicos, artistas de
stand up ou
entertainers. É um documentário sobre uma anedota. Segundo alguns rumores é uma das mais antigas anedotas do mundo mas, devido ao seu teor demasiado obsceno, foi-se tornando numa pequena
private entre comediantes.
Paul Provenza reuniu "apenas" algmas das pessoas mais hilariantes do mundo da comédia, deu-lhes total liberdade para contarem a anedota em questão e para divagarem um pouco sobre o impacto da mesma. O resultado foi uma viagem sem qualquer nexo pelas improvisações de artistas como Whoopi Goldberg, Jason Alexander, Billy Connolly, Andy Dick, Chris Rock, Sarah Silverman, Jon Stewart, Robin Williams, entre muitos, muitos outros.
A anedota até nem tem assim tanta piada como isso mas a sua estrutura é única e permite a cada artista improvisar e deixar o seu cunho pessoal. Basicamente é uma anedota que condensa em si mesma assuntos tão interessantes como a pornografia, pais que abusam dos filhos, pedofilia, incesto, orgias, defecações, urina, zoofilia, necrofilia, apenas para citar alguns. É o ex-libris para um comediante porque lhe permite ser obsceno sem se preocupar se está a chocar alguém.
Obviamente o resultado é de nos fazer rir como loucos, a ponto de não conseguirmos respirar. Infelizmente nem todo o documentário é assim e 89 minutos consecutivos a falar sobre uma só anedota acaba, inevitavelmente, por ter momentos menos conseguidos, direi até enfadonhos. Mas nada que não se suporte.
The Aristocrats não irá agradar a muita gente, mas não será por falta de mau gosto. Afinal de contas, se estamos habituados a ver tanta merda no cinema, (e grande parte do público gosta) porque não um filme que fale sobre ela com a maior naturalidade do mundo?